terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A luta estudantil na Europa

No âmbito do seu 7º Congresso, os Colectivos de Jovens Comunistas, organização juvenil do Partido Comunista dos Povos de Espanha, vão organizar no dia 4 de Dezembro uma iniciativa pública sobre a luta estudantil na Europa. Com a presença da JCP, da Juventude Comunista da Grécia e da FMJD.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ver a JCP a falar de "luta estudantil" será um momento, diagmos, zen.
É que se a dita "luta estudantil" não existe em Portugal (ou existe mal) muito o deve à JCP (a tal que se diz única organização revolucionária da juventude portuguesa). O que aconteceu ao longo desta década, com o apodrecer do movimento estudantil em Lisboa, Porto e Coimbra e a sua cristalização em cidades onde cresceu nos anos 90 (Braga, Aveiro, Covilhã...) foi em grande parte devido ao oportunismo e ao sectarismo mais obscuro dos jotas. Os jotinhas sabotaram propostas de outros movimentos (para logo a seguir apresentarem outras iguais), furaram greves e manifestações, deram rédea solta e palmadinhas nas costas aos js's e jsd's, conforme o governo do momento, através das suas alianças tácitas. Silenciaram tudo quanto fosse "esquerdalho" ou "amarelo" ou quantos mais nomes houvesse. Perderam associações para a direita e culparam a esquerda. Ganharam Letras aos fachos com os votos da esquerda que desprezavam, depois de jogarem à bola com os nazis enquanto os "esquerdalhos" eram ameaçados na faculdade. E assim lá foi a jota cê pê, cantando e rindo, até ao seu total apagão da realidade juvenil, fechando-se em corredores bafientos e tornando-se numa mera organização de quadros que temos que enxotar volta e meia.
Quando aparece é para apoiar as praxes e colocá-las no quadro da luta contra o RJIES, numa manobra inqualificável do mais sujo oportunismo. Mas não é de admirar, as praxes e a jcp estão bem uns para os outros.

Por isso, jcp a falar de luta estudantil? Imperdível.

jose luz disse...

Sim, de facto é verdade,tanto a JCP como outros movimentos juvenis,ditos de esquerda,têm enormes responsabilidades com a situação de falta de perspectivas com que a juventude portuguesa se debate.
Basta observar que o desemprego atinge aproximadamente 25% da juventude,os que conseguem trabalho,sejam licenciados ou não é apenas a prazo,precário e extremamente mal pago;Nas universidades foi imposto um pagamento de propinas,sem se ter em conta se os rendimentos das familias tinham capacidade para o suportar e que agora estão a obrigar grande número de estudantes a abandonar as escolas,por motivo do crescente desemprego que atinge as suas familias.
Tudo isto sem um minimo de ruido e praticamente sem resistência por parte da juventude trabalhadora e estudantil.
Penso que se deve em primeiro lugar há falta de um programa que acente nos interesses principais da juventude,que a une e mobilize.
Em segundo lugar a falta de capacidade politica por parte da esmagadora maioria dos dirigentes juvenis e suas organizações.
Em terçeiro lugar porque estas, estão influênciadas pela politica reformista que decorre das direcções dos partidos ao qual pertencem e no qual estão AMARRADAS que se pode também observar pelas limitações que impoõem nas lutas dos trabalhadores contra as politicas reacçionárias do governo anterior e agora este,e que pelos sinais dados até aqui,nada se vislumbra de novo.
Só se espera que nos encontros internacionais não se auto-glorifiquem pelo trabalho revolucionário de que não fazem,como é normal acontecer nestes encontros e que aprendam, principalmente com os jovens Gregos e com as lutas que estes têm vindo a travar contra o governo Grego.
Que abordem as razões,pelo qual a direcção do seu partido, não aderiu há iniciativa de abandono do grupo parlamentar europeu P"E"E,com vistas a formar-se uma fracção comunista com os PCG e Hungaro,para se denunciar as politicas imperialistas da UE,preferindo a convivência com a pequena burguesia social democrata europeia,e como ainda ficarem de fora da iniciativa tomada pelos mesmos partidos quanto ao aparecimento de uma Revista Internacional Comunista,que tem como objectivo aprofundar a luta ideológica e politica entre os vários partidos,bem como a degenerescência do campo socialista,que como se sabe têm enormes responsabilidades,não só pela denuncia que nunca fizeram,mas também pela complacência que sempre mostraram em ter em relação a essa degenerescência e destruição.
Por ultimo era importante para a juventude, em particular para a portuguesa devido ao seu atraso ideológico, que se discuti-se nesse encontro a intervenção revolucionária que o representante do PCGrego teve neste ultimo encontro internacional na India.

Já que o "radiomoscovo" sempre se interessou pela reconstrução do MCI,sugeria que os camaradas, se souberem, que traduzam esta importante intervenção do PCG para o português.

A.Ramiro disse...

Surgiu um novo BLOG,que se compremete a lutar pela defesa dos interesses de emancipação do proletariado,bem como de toda a população trabalhadora. Como também vai estar atento aos problemas da juventude e promover um programa que a mobilize para a defesa dos seus problemas concretos imediatos.

Visita e comenta na "achispavermelha.blospot.com"
Saudações Comunistas aos camaradas da "radiomoscovo"

Álvaro disse...

Conheço bem a luta estudantil dos anos 90 e do inicio deste século!

Sectarismo em relação aos estudantes encontrei por muitas partes, até em traidores dentro da JCP, que hoje derivaram para a JS/PS e para o BE!

Falar de luta estudantil é falar do papel insubstituível da JCP, quando esta teve mais força o Governo nunca conseguiu aplicar tantas leis anti-estudantis.
Foram anos em que resistir já era vençer!

As propostas mais radicais que conheço, são daqueles que nunca tentaram consciencializar os colegas e em frustação por não ter os estudantes com eles procoravam rupturas, em vez de unir provocavam a confusão e desunião.

Mas também não posso esqueçer os carreiristas/oportunistas que para defender o seu governo como guarda pretoriana traíam os seus colegas!

Perder associações para a direita, da realidade que conheço e são 10 Universidades/Politecnicos, o BE e associados sempre foi a 5ª coluna da direita, em vez de dar suporte na esquerda sempre foram os que atacaram mais quem se propunha a fazer política estudantil diferente!
Muitos desses dirigentes acompanhei o seu percurso partidário, e alguns para não espantar estão em bons cargos ministeriais.

Falar em perda de associações, podemos falar das saudações comunistas ou revolucionárias que dirigentes de algumas associações que não a JCP, assinavam os seus oficios, ou do trabalho de partidarização das manifestações e outras iniciativas quando iam para a Assembleia da Republica! Portanto meu caro anónimo é fácil falar quando se está no anonimato ou com pais com dinheiro para andar a fingir ser revolucionário.

José, a direcção do PCP, decidiu e bem a meu ver nunca entrar para o Partido da Esquerda Europeia, quem esteve desde o inicio nessa construção foi o Bloco de Esquerda, a representar o nosso país, , é caso para dizer a César o que é de César. E o Kommounistiko Komma Elladas (KKE) ou PCG neste momento como o PCP nem membro é desse partido.

Anónimo disse...

Ui, tanto recalcamento que por aqui se aflora...recalcamento, mentira e assim se vai desenvolvendo a psicose. Procurem ajuda no terapeuta...ou no gabinete de algum vereador ou grupo parlamentar da situação.

Álvaro disse...

"recalcamento, mentira e assim se vai desenvolvendo a psicose"

Gostava era de ler argumentos, mentiras podes chamar assim mas factos são factos, e a "razão mesmo vencida não deixa de ser razão"....

Anónimo disse...

Mas "sectarismo" e "oportunismo" são antónimos...
No "sectarismo", isolas-te dos outros porque és radical de mais.
No "oportunismo", cedes às ideias mais banais para conseguires mais apoio.
Ninguém se torna oportunista isolando-se dos outros, pk isso normalmente só faz perder apoio.

Anónimo disse...

Talvez o Álvaro queira assumir o ónus da prova, que é seu, e apresentar as suas provas...
Até porque... calúnias podes lançar, mas a verdade é a verdade, e não vale chamar "factos" a mentiras". É batota.
E a "verdade mesmo caluniada não deixa de ser verdade"...