segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Todos à Festa do «Avante!»

"Tornaste-me indestrutível porque, graças a ti, não termino em mim mesmo".

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sintoniza a emissora anti-imperialista!

A partir de agora, a participação de um dos editores da Rádio Moscovo no programa semanal Aló 23 da emissora venezuelana Al Son del 23 passa a estar disponível online. Todas as terças-feiras, entre as 23.30 e as 24, um resumo dos principais acontecimentos políticos internacionais sob a voz de Pedro Bala.

A rádio Al Son del 23 é uma das principais emissoras livres da Venezuela. Situa-se no bairro 23 de Enero, na Casa de Encuentro Freddy Parra. Ali, onde antes estava uma esquadra da polícia e das forças anti-guerrilheiras, a população ao lado de organizações revolucionárias, onde se destaca a Coordenadora Simón Bolívar, levantou-se a emissora do povo.

Esta semana, demos nota da campanha mediática na Europa e Estados Unidos contra a Venezuela e contra a Lei Orgânica da Educação. Referimos as eleições fraudulentas no Afeganistão e a queda de popularidade de Barack Obama por não avançar com reformas no sistema de saúde. Destacámos a presença de uma delegação do PCP no Fórum de São Paulo, o encontro do eurodeputado João Ferreira com o presidente hondurenho Manuel Zelaya e o seu périplo pela capital hondurenha, Tegucigalpa, para se encontrar com diversas organizações progressistas e democráticas. Inevitavelmente, descrevemos o que é a Festa do Avante! e como é construída, só possível por ser organizada por um Partido Comunista revolucionário e militante. Para terminar, a denúncia da prisão de uma cidadã basca de 60 anos que foi condenada a 7 anos por insultar uma autarca do PP que venceu na sua localidade porque o partido mais votado foi ilegalizado.

Na próxima semana, já sabem. Sintonizem a emissora Al Son del 23, que na Venezuela ocupa a frequência 94.7 FM, entre as 23.30 e as 24. Contudo, aproveitem para ouvir todo o programa que começa às 22.30 e acaba às 24.30 e que é conduzido por Gustavo Rodriguez, um dos fundadores da guerrilha tupamaro nas ruas e becos das favelas de Caracas.

domingo, 23 de agosto de 2009

"Quando o povo acorda é sempre cedo"


Antigos membros do já extinto grupo basco Skalariak criaram os Vendetta

Como os nossos leitores já devem ter reparado, a produção da Rádio Moscovo não só diminuiu como perdeu profundidade nos textos apresentados. A Festa do «Avante!» e as batalhas eleitorais que se avizinham merecem uma prioridade que, justamente, retiram a disponibilidade necessária para a actualização que se exigia. Contudo, procuraremos, dentro do possível, manter a emissão aberta sobre o que se passa em Portugal e no mundo.

Na América Latina, as contradições agudizam-se. A decisão de impor ao povos latino-americanos sete bases militares norte-americanas na Colômbia agravou as relações entre vários países daquela região do globo. O objectivo dos Estados Unidos não é outro que o de combater a influência da linha bolivariana e o de vietnamizar a Colômbia, onde combatem as heróicas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP).

Na Venezuela, a oposição tenta uma vez mais provocar o caos. Desta vez, o propósito é o de derrotar a Lei Orgânica da Educação (LOE). Nas ruas da capital, organizaram uma manifestação violenta provocando vários estragos. Os confrontos não são uma novidade. Há mais de uma semana, jornalistas protestaram também contra esta lei. Nesse contexto, foram agredidos e não em trabalho como se tenta fazer passar em toda a imprensa europeia. A resposta às tentativas de destabilização não se fez esperar e centenas de milhares de venezuelanos encheram Caracas para apoiar a LOE. Mas há que estar atento. A tensão cresce e alguns opositores já afirmam que se vivem dias como os prévios ao golpe de Estado.

Nas Honduras, nada mudou. Como a Rádio Moscovo havia afirmado, apesar de bem intencionado, Manuel Zelaya não esteve à altura do que se lhe exigia. Deixou-se enredar pelos cantos de sereia da pseudo-neutralidade imperialista. Quando percebeu o logro era tarde. Depois deixou-se cair num pacifismo inexplicável perante a violência fascista. Apesar disso, o povo prossegue jornadas históricas de luta contra a ditadura de Micheletti e companhia. Porque "quando o povo acorda é sempre cedo".

Em Portugal, a comunicação social encaminha-se para continuar o que sempre tem feito. Bipolariza a campanha eleitoral, destaca o Bloco de Esquerda e censura o PCP. Devemos, portanto, através do melhor instrumento de luta que tem o povo português, o Partido, levar a luta da classe trabalhadora até ao voto na ruptura com as políticas de direita e numa verdadeira alternativa de esquerda. Com uma forte bancada parlamentar do PCP, estaremos em melhores condições de levar a voz da luta de massas aos órgãos da burguesia. Porque, perante o cenário político que se apresenta, inevitavelmente, teremos que reforçar e radicalizar a luta.

Nesse combate, não estará presente o actor comunista Morais e Castro. Mas estará a sua bandeira e a de tantos outros que não estando vivos nunca estarão mortos. Porque o Partido não é só os que estão, é também aqueles que estiveram.

sábado, 22 de agosto de 2009

Carolina Patrocínio: diz-me com quem andas...

A mandatária do PS para a juventude é perfeita. Carolina Patrocínio encarna o individualismo, a futilidade e o conservadorismo. Faz gala de ser filha de uma família rica, de que não gosta de passar despercebida e de que odeia os caroços da fruta. Só a come quando a empregada lhe tira as graínhas. O homem dos seus sonhos terá de pedir ao pai a sua mão em casamento. Vale a pena perder tempo a conhecer o retrato desta jovem apoiante do PS. Faz-nos ter mais a certeza de que estamos do lado certo da barricada. E de que eles estão do outro lado.

Entrevista a Carolina Patrocínio

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Zeca Afonso e os jovens

terça-feira, 11 de agosto de 2009

E quando a corja topa da janela...

Ontem, o blogue 31 da Armada içou a bandeira da monarquia portuguesa na Câmara Municipal de Lisboa. Muito próprio de um país que vive ventos muito diferentes daqueles que sopraram entre 1974 e 1975. Voltaram os empresários, os torturadores e os bombistas, que em muitos casos são as três coisas. As televisões promovem concursos e telenovelas que destacam ditadores de outros tempos. A extrema-direita ameaça e agride. Um ex-membro da União Nacional que é presidente da Região Autónoma da Madeira propõe a criminalização do comunismo e a direita parlamentar aplaude lado a lado com directores de importantes jornais e revistas. Caem cargas policiais sobre os trabalhadores, são detidos sindicalistas, julgam-se jovens comunistas e antifascistas por pintarem murais. Monta-se um gigantesco aparelho de vigilância sobre os cidadãos com a colaboração dos operadores de telecomunicações. Ameaça-se com a criminalização da apologia do "terrorismo". E que outra opção nos sobra senão a luta?

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Hip Hop de intervenção


Immortal Technique interpreta Golpe de Estado. Vê a letra aqui.

Ataque brutal contra democracia e liberdade

A partir de hoje, os registos das comunicações que produzimos através de telefone móvel e fixo e através da internet vão ficar armazenados nos operadores de telecomunicações à disposição da justiça durante um ano. Como podem ler na lei, as nossas chamadas, os nossos e-mails, os nossos sms, os endereços que visitamos na internet, tudo isso vai ser alvo de retenção. A data, a hora do inicio e do fim e a duração das comunicações, com quem comunicamos e a localização mas - dizem eles - não o conteúdo.

Esta é uma directiva europeia aplicada agora na nossa legislação e que foi implementada primeiro em Inglaterra depois dos atentados no metro de Londres. Não só é um ataque brutal à privacidade mas mais do que isso é um violento atentado à democracia. Desde o 11 de Setembro de 2001 que o "terrorismo" serviu de desculpa à vaga securitária que tanto a burguesia desejava. Impor uma legislação que permitisse a vigilância total sobre os cidadãos era um desejo antigo.