sábado, 19 de junho de 2010

Alfarrabistas, os depositários da literatura de Abril

Quando estive na Venezuela, as livrarias estavam cheias de livros sobre política. Entre os mais vendidos, encontrava-se o Guerra de Guerrilhas do Che Guevara. A Feira do Livro, em Caracas, tinha dezenas de espaços onde se amontoavam edições recentes das obras do passado e do presente. Como um retrato vivo da realidade que se vive, hoje, na Venezuela, comprova-se a célebre afirmação de que as "ideias da classe dominante são as ideias dominantes em cada época". Disse-o Marx e Engels.

E ainda que não seja a classe trabalhadora a que domina o poder económico na Venezuela, as livrarias reflectem o processo que se vive no país e a influência que tem sobre a produção e difusão de umas ideias em detrimento de outras. Digo-o porque quando, em Portugal, entro em livrarias e em alfarrabistas vejo a diferença entre o presente e o passado. Aqui, os livros que difundiam uma determinada visão da realidade que não corresponde, hoje, à das classes dominantes amontoam-se nas estantes bafientas dos alfarrabistas. Tudo o que promova os valores do capitalismo tem espaço nas grandes livrarias e nos hipermercados.

Espero que dentro de uma década não sejam os alfarrabistas venezuelanos os depositários de uma cultura perdida no tempo. E espero que os intelectuais venezuelanos não sucumbam como muitos intelectuais portugueses, que para se manterem à tona saltaram do comboio da esquerda para abraçar o "socialismo democrático". Que não venham depois renegar os "excessos do processo bolivariano" e que não venham condenar as organizações e processos revolucionários de outros países. Ou atacar intelectuais que por não se renderem seriam alvos inevitáveis do cerco mediático.

1 comentário:

André disse...

Em coimra vai iniciar-se uma iniciativa de modo a provover esse conhecimento esquecido!