terça-feira, 10 de junho de 2008

Ofensiva contra os direitos cívicos e democráticos chega aos blogues

Imagem que brinca com a propaganda capitalista sobre o software livre

Com o 11 de Setembro criaram-se as condições ideais para a imposição de medidas securitárias com o objectivo de controlar o que quer que pudesse pôr em causa o sistema capitalista e os seus valores. Naturalmente, daí à criminalização das organizações da classe trabalhadora foi um pequeno passo. Mas um grande salto para a burguesia.

Ainda há poucas semanas, um camarada da União da Juventude Comunista Checa [KSM] foi preso durante uma manifestação por levar uma bandeira da sua organização, considerada ilegal no país por defender a nacionalização dos meios de produção e a luta contra o sistema capitalista. Mas há outros sinais que anunciam um futuro que nos deve preocupar. Na edição digital do El País, surge uma reportagem que retrata a intenção do Parlamento Europeu de regulamentar os blogues. A ideia é criar-se uma espécie de bilhete de identidade para os bloggers que contenham os seus dados pessoais.

Em Itália, o governo de Berlusconi teve de recuar na sua proposta de registar todos os blogues como empresas editoriais, obrigadas a pagar imposto ao Estado. Obviamente, a União Europeia argumenta com a necessidade de se acabar com o anonimato na internet e, principalmente, com o descontrolo em que todos podem dizer o que lhes apetecer ou, inclusive, mentir. Mas do que se trata, a meu ver, é da verdade. A grande preocupação dos Estados e da burguesia é a possibilidade de, na internet, dizermos a verdade perante audiências cada vez maiores. A tal verdade que tanto os incomoda. Porque essa está, há muito, alheada dos meios de comunicação social tradicionais.

Sem comentários: