sábado, 3 de maio de 2008

Todos com a Bolívia


"O processo de mudanças a favor das maiorias na Bolívia corre o risco de ser brutalmente coartado. A ascensão ao poder de um presidente indígena, eleito com um apoio sem precedentes nesse país, e os seus programas de beneficio popular e de recuperação dos recursos naturais, tiveram que enfrentar desde os primeiros momentos as conspirações oligárquicas e a ingerência imperial.

Nos dias mais recentes, a escalada conspirativa alcançou as suas cotas máximas. As acções subversivas e anticonstitucionais com que os grupos oligárquicos pretendem dividir a nação boliviana reflectem a mentalidade racista e elitista destes sectores e constituem um perigosíssimo precedente, não só para a integridade desse país, mas também para a integridade de outros países da nossa região.

A história mostra com sobrada eloquência as terríveis consequências que em todos os terrenos têm tido para a humanidade os processos divisionistas e separatistas induzidos e respaldados por poderosos interesses forâneos.

Diante desta situação, os abaixo-assinados queremos expressar o nosso apoio ao governo do Presidente Evo Morales Ayma, às suas políticas de mudança e ao processo constituinte soberano do povo boliviano. Ao mesmo tempo, rejeitamos o chamado Estatuto autonómico de Santa Cruz pelo seu carácter inconstitucional e por atentar contra a unidade de uma nação da nossa América.
Chamamos todas as pessoas de boa vontade a unirmos as nossas vozes para denunciar por todas as vias possíveis esta manobra divisionista e desestabilizadora numa hora histórica para a América Latina."

Assina!

Sem comentários: