quinta-feira, 31 de julho de 2008
Vermelhos e orgulhosos
Portugal poderá ser privatizado
Cavaco fala aos portugueses
quarta-feira, 30 de julho de 2008
Sobre detenção de Remedios Garcia Albert
Sobre a detenção de Remedios Garcia Albert
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
Face às notícias vindas a público da detenção da cidadã espanhola Remedios Garcia Albert o Partido Comunista Português:
1 – Expressa a sua solidariedade a esta activista espanhola dos movimentos pela paz e de solidariedade com os povos, membro da OSPAAAL (Organização de Solidariedade com os povos da Ásia, África e América Latina), Organização Não Governamental espanhola cujo objecto social é a busca da paz, da solidariedade e da solução negociada de conflitos com base nos princípios do direito internacional humanitário.
2 - Denuncia a criminosa onda de repressão do regime de Alvaro Uribe que numa violenta campanha intimidatória e de clara violação dos mais elementares direitos e liberdades dos cidadãos colombianos visa todos aqueles que na Colômbia não colaboram na política de nova escalada do conflito militar. Campanha essa que se tem traduzido na prisão, perseguição, indiciação criminal e mesmo morte, dos que se empenharam na recente tentativa humanitária de troca de prisioneiros entre as FARC e o exército colombiano - como o recente caso do assassinato de Guillermo Rivera dirigente sindical e membro do partido político Pólo Democrático Alternativo vem mais uma vez comprovar – e que parece agora, com este inaceitável episódio de “caça às bruxas” em Espanha, querer ser exportada para a Europa.
3 – Alerta para o facto de com esta detenção política se tentar lançar deliberadamente a confusão entre contactos com as partes beligerantes no conflito colombiano com vista à sua resolução pacífica e “colaboração com organizações terroristas”.
4 – Chama a atenção que a detenção de Remédios Garcia foi efectuada à luz de legislação dita “anti-terrorista” que em nome de um suposto combate ao terrorismo, visa a restrição das liberdades dos cidadãos e a criminalização das pessoas e organizações que não se rendem à ordem mundial do imperialismo.
5 – Reafirma a sua solidariedade com o povo e as forças que na Colômbia prosseguem a luta contra o regime fascista de Uribe – actual testa de ferro da administração Bush no continente latino-americano – pela democracia, a justiça social e a solução política e negociada do conflito colombiano e reafirma a sua posição de que um primeiro passo para a paz é o início de negociações entre as partes beligerantes para a troca humanitária de prisioneiros.
6 – Rejeitando a política de intimidação e perseguição que visa com esta acção instaurar na Europa - com a cumplicidade de alguns governos europeus - o mesmo clima de perseguição política vigente na Colômbia, o PCP reitera a sua solidariedade a Remedios Garcia e a todos aqueles que dedicam a sua vida e as suas forças à luta pela paz, a democracia e os direitos humanos, contra o imperialismo, o militarismo e a guerra.
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Bastante conveniente...
Cadena SER censura universitário que apoia Hugo Chávez
Assina pelo Diário do Alentejo
O "Diário do Alentejo", fundado em Beja em 1932 e há mais de um quarto de século propriedade dos muncípios do Baixo Alentejo e Litoral Alentejano - que de forma pioneira adquiriram e garantiram a continuidade do título - é um património histórico e cultural da região, uma prestigiada "marca" dos alentejanos.
O Governo, agora, com base numa interpretação tardia e subjectiva da Constituição da República, pretende fazer aprovar um projecto de lei que forçaria a privatização do jornal, o que nas actuais condições demográficas e económicas do Alentejo colocaria em sério risco o "Diário do Alentejo" enquanto publicação regionalista independente que reconhecidamente pratica um jornalismo de qualidade.
Nós, abaixo-assinados, rejeitamos esta iniciativa que vai contra os interesses do "Diário do Alentejo" e seus trabalhadores, dos municípios do Baixo Alentejo e Litoral Alentejano e das populações de uma região já muito discriminada.
Defendemos, por isso, a continuação de um "Diário do Alentejo" público e democrático, ao serviço da região, dos alentejanos e do País.
publico.democratico@diariodoalentejo.pt
domingo, 27 de julho de 2008
A resistência não é terrorismo!

Os heróis vestem de luto
"Os heróis vestem de luto"
Foi há poucos meses. Um grupo de jovens estudantes mexicanos partiu para o Equador rumo ao Congresso Continental Bolivariano. Poucos dias depois, seriam assassinados pelo exército colombiano em território do Equador, num acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. A chacina foi provocada enquanto todos dormiam e representou uma violação clara da soberania nacional equatoriana. Nos dias que se seguiram, muitas foram as mentiras debitadas pelos dirigentes colombianos. Entre as quais, que os estudantes seriam membros das FARC.
O objectivo deste documentário é o de apresentar factos que ilustrem a realidade dos acontecimentos. "Os heróis vestem de luto" é um trabalho que vale a pena ver. Pela verdade e pela memória dos que caíram.
sábado, 26 de julho de 2008
Repressão sobre as FARC chega à Europa
Há poucos anos, a organização dinamarquesa 'Fighters and Lovers' - que enviava parte dos lucros do seu material de propaganda para as FARC e a FPLP - explicou bem do que se trata a ofensiva contra o apoio ao 'terrorismo'. Uma das suas dirigentes, Anna Duever, sustentou que o objectivo da sua organização era o de "defender a liberdade e a justiça social, pelos quais lutam as FARC e a FPLP". Acrescentou de seguida que a inclusão das FARC na lista da União Europeia de grupos terroristas era um "jogo político" e que pagava todos os impostos na Dinamarca, dinheiro usado para financiar as tropas que o seu governo havia enviado para o Iraque. "Isso é terrorismo. Para além disso, na Colômbia há um regime que oprime a população e que tortura e assassina o seu povo".
Por cá, a repressão não assume contornos tão negros. Contudo, apesar de ninguém ter sido preso por apoiar a resistência dos povos, as posições políticas da maioria dos partidos e os ataques constantes da comunicação social burguesa avançam nesse sentido. E nunca é demais recordar a Constituição da República Portuguesa: "Portugal reconhece o direito dos povos à autodeterminação e independência e ao desenvolvimento, bem como o direito à insurreição contra todas as formas de opressão."
Credibilidade Zero
'Defendi que o nosso secretário-geral, Carlos Carvalhas, quando foi chamado a Belém pelo Presidente da República, deveria ter dito perante as câmaras de televisão que o PCP estava disponível para viabilizar um novo governo do PS', disse Carlos Brito, adiantando que este facto terá sido a gota de água que o levou a afastar-se do Partido Comunista."
em Publico.pt
Estas declarações foram proferidas ao lado de Mário Soares e de Fernando Rosas, numa conferência sobre a importância da política. Carlos Brito, que apoiou Manuel Alegre nas últimas eleições presidenciais, foi suspenso do PCP por acção fraccionária.
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Porque é 25 de Julho
Ópera na Festa do «Avante!»
Viva o Partido!
quinta-feira, 24 de julho de 2008
Para reflectir
Barbara Areal
Claridade na sombra do Sara

A União Europeia propôs o abastecimento de electricidade a toda a Europa com energia solar do Sara. Segundo o El Mundo e o The Guardian, "um diminuto rectângulo sobre os extensos terrenos do Sara podia ser a solução mais eficaz para pôr em marcha um plano audaz de redução das emissões de dióxido de carbono na Europa, fazendo uso do poder feroz do sol desértico". Os dois jornais acrescentam ainda que apesar de "mais pequena que qualquer país do Norte de África e de representar um espaço ligeiramente mais pequeno que o País de Gales, os cientistas afirmam que esta área podia conseguir gerar energia solar suficiente para abastecer toda a Europa de electricidade limpa".
A proposta pouco mais pode provocar do que a revolta se pensarmos que a diminuição da poluição europeia se fará à custa da riqueza natural de povos que são constantemente explorados e humilhados pela Europa. Pode parecer uma reacção excessiva mas este é apenas um exemplo dos muitos que se passam por todo o continente africano. Porque uma União Europeia que nunca se preocupou com a sorte do povo sarauí, que nunca se preocupou com a sorte das centenas de africanos que morrem ao largo das costas europeias, que aprova leis restritivas em relação aos extra-comunitários que querem trabalhar dentro das nossas fronteiras não pode ser vista senão como uma entidade colonialista.
De novo, o velho torna-se novo
sábado, 12 de julho de 2008
Chávez visita Portugal
Oportunamente, os camaradas de ODiario.info publicaram a tradução do comunicado da Comissão Política do Comité Central do PCV. A ler.
quarta-feira, 9 de julho de 2008
A copeira
Entusiasmada, fala-me da sua terra, do vulcão, das pessoas, do mar. Explica-me que o país sobrevive graças ao turismo e à emigração. E, de súbito, a voz muda de tom. Pressente-se a amargura das palavras que se seguem: "A grande tragédia de Cabo Verde foi a morte de Amílcar Cabral". Então, I. despe a pele da copeira que tem saudades da Ilha do Fogo - entre a sujidade dos tachos e das frigideiras - e exalta a 'geração de ouro' de um tempo que já partiu: Amílcar Cabral, Agostinho Neto e Samora Machel.
Depois, cantou o hino da independência, sorriu-me e regressou à copa.
quinta-feira, 3 de julho de 2008
Ingrid Betancourt

terça-feira, 1 de julho de 2008
PS afunda Bombeiros da Amadora
Curiosamente, a antiga direcção dos bombeiros era composta por vários dirigentes do Partido Socialista. E agora, os seus colegas de partido na Câmara Municipal não querem socorrer a actual direcção que tenta a todo o custo minorar as consequências do péssimo trabalho dos 'socialistas' numa associação tão importante da Cidade.