quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Não à extradição dos dois independentistas bascos!

Porque somos contra a tortura, rejeitamos a extradição de Iratxe e Garikoitz, os dois independentistas bascos presos em Portugal.


Excerto do relato de Amaia Urizar, torturada pela Guardia Civil:

Então senti o metal entre as minhas pernas e um guarda civil sussurrou-me que não me mexesse. Eu chorava e comecei a gritar como uma louca, enquanto fazia forças para juntar as minhas pernas, mas não podia porque tinha os tornozelos atados aos pés da cadeira... Pôs-me a pistola entre as pernas e com a mão apalpou-me as cuecas; eu gritava-lhe que me deixasse em paz, mas ele começou-me a bater-me nos ouvidos com estalos e gritava-me que estivesse quieta ou que se ia escapar um tiro porque a pistola estava carregada. Ouvia as gargalhadas dos restantes dizendo coisas do estilo "vaca, puta, vais gostar..". Introduziu-me o canhão da pistola na vagina enquanto me gritava ao ouvido uma e outra vez "que te digo quando te foder, gora ETA?" Não podia parar de chorar e já não tinha forças para gritar. Começou-me a introduzir e a tirar a pistola de forma mais violenta, o que me provocava dor, enquanto que o que me sussurrava "sim, tu gostas, puta", "não vais ter um filho porque te vou dar dois tiros"...O seu odor metia-se dentro de mim, enojava-me, não sei se alguma vez me sairá este cheiro da cabeça...Estavam-se todos a rir (...) metia-me e tirava o canhão da pistola na vagina e sovava-me o peito de forma brusca, apertando-me o peito com as mãos. Notava dentro de mim o frio do metal, eles repetiam que a pistola estava carregada e que se disparassem a culpa seria minha...Não sei quanto tempo se prolongou a violação mas fiquei muda, estava como perdida; naquela habitação estavam a violar o meu corpo, mas por momentos consegui fugir dali em pensamentos, entre soluços, mas consegui fugir dali; dava-me conta da minha gente, estava com eles e elas, estava protegida... De repente sacou o canhão bruscamente de dentro de mim, enquanto lhes dizia (...) "temos de repetir, que ela gostou"... Voltei à realidade, encontrava-me dorida... De novo mostraram-me as fotografias, de uma em uma, e diziam-me a respeito de cada pessoa o que lhes tinha dito (de que local eram...) mais o que eles lhes queriam imputar; diziam-me que tinha de aprender tudo de memória para repetir quando tivesse de declarar... Repetiram-no muitas vezes e eu tinha que o repetir tudo uma e outra vez e se confundia começavam a bater-me e dar-me estaladas, e a ameaçar-me dizendo que me iam violar de novo".

7 comentários:

filipe disse...

Já subscrevi.
O testemunho de tortura que transcreveste é um chocante exemplo da "democracia" de fachada que esconde o verdadeiro neo-fascismo da política de Estado das "democracias ocidentais".
Os torcionários espanhóis aprenderam bem com os seus mestres israelenses e estadounidenses!
Em frente, pela solidariedade entre os povos!

A CHISPA ! disse...

Subescrevemos inteiramente o comentário de Filipe,mas somos obrigados a lamentar quando não se da´o mesmo tratamento solidário,com outros presos politicos anti-fascistas e comunistas de Espanha, como tem sido o caso de Manuel Pèrez Martinez (Arenas)há dezasete anos encarcerado sem culpa formada.
Viva a justa luta dos povos pela sua autodeterminação!
Liberdade para todos os presos politicos anti-facistas e comunistas!
Morte ao Fascismo!
"achispavermelha.blogspot.com"
"A CHISPA!"

A CHISPA ! disse...

Em "achispavermelha.blogspot.com" e "classecontraclasse.blogspot.com"
Karl Marx :Os sindicatos e o socialismo.
Um texto, que deve ser,um guia para a actividade de todos os militantes, particularmente os sindicalistas.
"A CHISPA!"

André disse...

Será que Madrid ainda não percebeu que podem prender os bascos que eles continuam a lutar pela independência!

As medidas repressivas do poder espanhol não acabaram com a violência, pelo contrário só agravam!

Ainda não vi desde à 1 década e meia 1 sinal positivo por parte do Governo de Madrid, só repressão atrás de repressão!

A extradição para Espanha equivale a um passe para a tortura, incomunicabilidade! Com este respeito pelos direitos humanos não deverão ser extraditados para Espanha!

A Chispa!, o Arenas está preso há dez anos desde que foi detido em Paris em 2000! E esteve preso desde 1977 a 1984! Se tem culpa formada ou não, desconheço!
Tem de facto 17 anos de prisão!

A CHISPA ! disse...

Consultem a"achispavermelha.blogspot.com" e analisem o texto sobre o acto revolucionário do proletariado em o 18 de Janeiro de 1934 contra a Ditadura fascista/capitalista e dêem-nos a vossa opiniâo.
"A CHISPA!"

Luís Rocha disse...

Espanholistas filhos da puta!

Desculpa a linguagem, esta saiu me da alma.

Anónimo disse...

deviam ser extraditados como o foram os assassinos da PIDE fugidos pra castela aquando da revoluçao dos cravos vivemos num pais de governos de lacaios ora americanos ora outros quaisquer cambada de corruptos maçonicos LIBERDADE PARA OS PRESOS POLITICOS BASCOS!!!EUSKADI TA ASKATASUNA!!