sexta-feira, 13 de junho de 2008

Ganhou o 'não'! Viva o povo irlandês!

O governo irlandês acaba de reconhecer a vitória do 'não' no referendo para o Tratado de Lisboa. Ou seja, os executivos burgueses da União Europeia sofreram uma pesada derrota no único país onde foram obrigados a ouvir a voz do povo. Através de uma campanha mediática controlada pelos apoiantes do 'sim', os 'democratas' europeus tentaram impor a Constituição que antes havia sido chumbada pelos povos da Holanda e da França. Há que recordar que só havia um partido irlandês com assento parlamentar a apelar ao 'não', o Sinn Féin. Para além disso, quando alguns sectores católicos começaram a seguir esta opção, a hierarquia da Igreja Católica veio defender o Tratado de Lisboa.

A grande preocupação, agora, é a de que a União Europeia possa avançar com um plano alternativo para salvar um acordo que foi reprovado pelos povos. Não seria nada de pouco comum tendo em conta que este Tratado de Lisboa já constituiu uma solução alternativa à anterior Constituição Europeia. Para além disso, não podemos deixar de ver as sucessivas declarações dos governantes a dizer que não há um plano b como bluff para pressionar o povo e o governo irlandês a facilitar o triunfo do 'sim'.

De qualquer forma, é um grande dia. Uma bela sexta-feira, dia 13, para os povos da União Europeia. Viva o povo irlandês!

2 comentários:

Anónimo disse...

Celestial regozijo pela acertada decisão!!!

UP THE R.A.!

Orlando Gonçalves disse...

Viva !!!!!!