domingo, 3 de maio de 2009

Dez povos. Dez lutas. Dez filmes.

A Rádio Moscovo propõe dez filmes que resgatam a memória histórica das lutas de dez povos:

1. Batalha de Argel. Filme realizado por Gillo Pontecorvo (Itália) sobre a luta da Frente de Libertação Nacional da Argélia. Em 1965, foi proibido em França. Em 2003, foi projectado no Pentágono para estudar como combater a Resistência Iraquiana.
2. 1900. Filme realizado por Bernardo Bertolucci (Itália) sobre a luta entre camponeses e agrários durante a primeira metade do século XX. Um bom retrato sobre o fascismo italiano e a luta da classe trabalhadora.
3. Sal da Terra. Filme independente realizado por Herbert Biberman (Estados Unidos) com o apoio único do Sindicato dos Mineiros. A maioria dos actores são mineiros que não tinham qualquer experiência. O principal papel é desempenhado por Juan Chacón que acaba, na vida real, por se destacar como dirigente do Partido Comunista dos Estados Unidos. Esta obra foi proibida nos Estados Unidos e foca não só a luta dos mineiros mas, principalmente, a luta das mulheres.
4. Operação Ogre.
Filme realizado por Gillo Pontecorvo (Itália) sobre o atentado da organização independentista basca ETA contra o almirante Carrero Blanco, presidente do governo fascista espanhol.
5. Sou Cuba. Filme realizado por Mikail Kalatozov (URSS) sobre as desigualdades existentes em Cuba durante a ditadura de Batista. Também retrata a luta do povo cubano. Considerado uma obra-prima do ponto de vista técnico.
6. Olga. Filme realizado por Jayme Monjardim (Brasil) sobre a comunista alemã que ao serviço da Internacional Comunista protegeu o histórico dirigente do Partido Comunista Brasileiro Luiz Carlos Prestes. Baseado no livro de Fernando Morais publicado em Portugal pela editorial «Avante!».
7. Omar Mukhtar, Leão do Deserto. Filme realizado por Moustapha Akkad (Estados Unidos) sobre a luta de libertação nacional do povo líbio contra a ocupação italiana. A película foi proibida em Itália por "danificar a imagem e o orgulho das forças armadas italianas".
8. Brisa de Mudança. Filme realizado por Ken Loach (Inglaterra) sobre a luta de libertação nacional do povo irlandês encabeçada pelo IRA.
9. Quando voam as cegonhas. Filme realizado por Mikail Kalatozov (URSS) sobre a realidade soviética durante a guerra contra o nazi-fascismo.
10. Canção de Carla. Filme realizado por Ken Loach (Inglaterra) sobre uma viagem à Nicarágua. Um retrato sobre a Frente Sandinista de Libertação Nacional durante a guerra suja dos CONTRAS.

Tenham um bom serão.

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado. Muito. Também pelos excelentes textos... R.A.

Lili disse...

excelente selecção. :)