domingo, 15 de novembro de 2009

Sankt Pauli, mais do que um clube


O Sankt Pauli é o clube de futebol de um bairro com o mesmo nome na cidade alemã de Hamburgo. Neste momento, encontra-se na segunda divisão da Bundesliga. O Sankt Pauli é conhecido mundialmente pela combatividade dos seus apoiantes. São anti-racistas e antifascistas. Envergam uma bandeira negra com a caveira, como a dos piratas. As suas coreografias são arrojadas e os cânticos imprimem uma alegria entusiasmante nos estádios.

No passado dia 2 deste mês, o Sankt Pauli jogou contra o principal rival, o Hansa Rostock. Depois da partida, o encontro era notícia por televisões e jornais de todo o mundo. Apesar das centenas de efectivos policiais, geraram-se tumultos durante várias horas. Tudo começou com as provocações da torcida do Hansa, conhecida pelas simpatias nazis. Ao longo do jogo, faziam a saudação romana e provocavam os adeptos do Sankt Pauli. Contudo, foi a equipa de Hamburgo que saiu feliz. Venceu por duas bolas a zero.

O momento do jogo aconteceu quando Naki Jubel, alemão de origens turcas, do Sankt Pauli festejou o golo marcado. Correu para junto dos adeptos do Hansa Rostock que o insultavam e faziam a saudação nazi. Olhou-os e passou um dedo pelo pescoço. Depois do jogo, sob o apoio entusiástico dos ultras do Sankt Pauli e sob o ódio dos nazis do Hansa Rostock, os jogadores vitoriosos embrulharam-se nas bandeiras piratas da claque antifascista e Naki Jubel espetou a bandeira do clube na relva do Hansa. Houve, de imediato, uma tentativa de invasão de campo por parte dos adeptos da casa, que foi impedida pela polícia. Lá fora, os confrontos duraram horas.

3 comentários:

a.ferreira disse...

E segundo informações, os neo-nazistas do Hansa Rostock desta vez também foram bem "afiambrados".
De louvar e propagandear foi a atitude destimida de Naki Jubel.
O PSD afinal "roeu" a corda e amanhã vão votar a "solução" para a educação. Ainda dizem que o PSD é oposição ao governo,como se a direita fosse oposição a politica de direita do governo

Bassoti disse...

Antifascistas para banirmos também dos estádios a escória nazi!!

lp16 disse...

Excelente postagem. The Frontline Is Everywhere!


-LOW PROFiLER 16-
"Terrace Culture" para o Proletariado.
Blog 100% Antifascista.

http://lowprofiler16.blogspot.com/