quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dante di Nanni, sempre!

Há livros em que as personagens se libertam da ficção e se juntam a nós na realidade. Escrevi-o quando acabei de ler 'Por quem os sinos dobram' de Ernest Hemingway. Na altura, encheu-me a sensação de vazio ao fechar a última página. As obras de ficção deixam de o ser quando retratam episódios vividos na realidade por milhares de combatentes antifascistas.

Neste momento releio o 'Sem tréguas' de Giovanni Pesce. Não se trata de ficção mas de realidade. A história, e não estória, dos 'partigiani' contra a ocupação de Itália pelos nazis alemães. Uma realidade brutal que só pôde ter sido derrotada pelo heroísmo dos combatentes antifascistas italianos e da classe operária organizada.

Ainda longe da última página, rendo a minha homenagem ao jovem Dante Di Nanni que optou pela morte em vez da rendição. Depois de um ataque a uma estação de rádio foi gravemente atingido. Moribundo, no seu quarto, em Turim, matou dezenas e dezenas de fascistas italianos e nazis alemães. Destruiu um tanque, carros blindados e quando se acabaram os explosivos e as munições lançou-se da janela de punho erguido.

"Os anos e os decénios passarão: os dias duros e sublimes que nós vivemos hoje parecerão longínquos, mas gerações inteiras de jovens filhos de Itália educar-se-ão no amor pelo seu país, no amor pela liberdade, no espírito de devoção ilimitada pela causa da redenção humana com o exemplo dos admiráveis garibaldinos que escrevem hoje, com o seu sangue vermelho, as páginas mais belas da história humana."

in panfleto clandestino [editado a 4 de Junho de 1944, em glória do herói nacional Dante Di Nanni]

2 comentários:

filipe guerra disse...

Grande, grande Pesce!

Não é preciso ser-se um grande escritor para escrever um grande livro. Mas é preciso ser um grande comunista, parece se ser um grande Partizan!

Grande Pesce!

Abraço camarada.

André disse...

Não esqueçemos os filhos do povo, da classe operária! Sejam Italianaos ou portugueses!

Dante não é esquecido!

Viva o 25 de Abril!