terça-feira, 24 de março de 2009

Fez-se justiça. Faro foi libertado!


Komintern 43

Chegam boas notícias da Colômbia. Dizem-me que Faro foi libertado. Há mais de um ano encarcerado numa prisão em Bogotá, o dirigente redskin enfrentava uma acusação de homicídio contra um nazi. Felizmente, a sentença foi revogada e já se encontra na rua. Freddy, mais conhecido como Faro, é um jovem gráfico e vocalista de um dos grupos de punk mais conhecidos da Colômbia, os Komintern 43. Para além de ser dirigente da RASH Bogotá, é também militante do Pólo Democrático Alternativo.

Na Colômbia, os redskins não são uma tribo urbana sectária que se limita aos campos de futebol e aos balcões dos bares. A RASH Bogotá, por exemplo, tem a capacidade de organizar manifestações e festivais de música alternativa com milhares de jovens. Com uma estrutura construída com características do centralismo democrático, esta organização antifascista intervém junto de qualquer jovem, seja ou não ele um skinhead. Para a RASH Bogotá, o fundamental está no carácter antifascista e na intervenção por uma sociedade mais justa.

Entre os pré-requisitos que se pedem a quem deseje integrar a organização exige-se: "que seja uma pessoa afastada das drogas e de vícios fomentados pelo capitalismo", "que seja uma pessoa afastada da violência sem sentido e do alcoolismo", "que seja consequente politicamente", "que não tenha ligações a grupos ambíguos, apolíticos ou dogmáticos da sociedade". E, apesar de ter organização autónoma para a juventude, assumem de forma correcta que não são um partido político. Por isso, muitos dos seus membros militam no Partido Comunista Colombiano e no Pólo Democrático Alternativo.

Bem-vindo, Faro.

3 comentários:

duarte disse...

interessante falar assim em movimento punk.
Existem ideias mal fundamentadas em torno desse movimento.
E se Faro estoirou um nazi, ainda bem.
Está libre, e isso já é um sinal...
A ver vamos.
Abraço do vale

Pedro Bala disse...

Não, ele não esteve envolvido na morte do nazi. Um dos problemas é esse mesmo. Alguém o matou, é certo, mas o Estado colombiano acusou-o por ser um dos dirigentes da RASH Bogotá. Felizmente, está livre e de volta à luta.

lp16 disse...

é isso, de volta à Luta!

KEEP ON KEEPIN`ON!