domingo, 28 de junho de 2009

Urgente: Presidente das Honduras sequestrado/Confrontos nas ruas

Manuel Zelaya e Fidel Castro

Manuel Zelaya, presidente das Honduras, foi sequestrado esta manhã na capital do país Tegucigalpa por militares encapuzados. O detenção ilegal deu-se uma hora antes da abertura das urnas no dia em que o povo hondurenho ia decidir se queria ou não uma nova constituição. Neste momento, há escaramuças nas ruas da capital. O canal público apelou à mobilização popular para junto da residência presidencial. Não se sabe onde se encontra Manuel Zelaya.

Há algumas semanas, o presidente das Honduras havia sido alvo de um atentado do qual saiu ileso. Entretanto, teve de destituir o chefe do Estado Maior das Forças Armadas por desobediência. Há vários dias que se alertava para um golpe de Estado em curso. Fidel Castro e Hugo Chávez solidarizaram-se prontamente com Manuel Zelaya. A Organização de Estados Americanos havia acordado enviar uma comissão para investigar os factos.

Manuel Zelaya Rosales foi eleito em 2005. Foi apoiado pelo Partido Liberal mas a meio do mandato dá um volte-face na sua orientação política e decide seguir uma linha de esquerda e socialista. Entretanto, aproxima-se de Hugo Chávez e de Daniel Ortega. No final de 2007, mostra interesse em integrar a Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA).

Nos últimos meses, mostrou interesse em convocar uma consulta popular para estabelecer uma Assembleia Constituinte que elaborasse uma nova Carta Magna. Sofreu um atentado e na última semana o chefe do Estado Maior das Forças Armadas recusou-se a dar a ordem de distribuir o material eleitoral para que se efectuasse este domingo a consulta popular. Manuel Zelaya destituiu-o e denunciou um golpe de Estado em curso.

Nota: A Organização de Estados Americanos e a União Europeia já condenaram o golpe de Estado e pedem um regresso à ordem constitucional. Agora, esperamos a declaração de Barack Obama. Segundo informações veiculadas pela Telesur, o presidente Manuel Zelaya foi transportado para a Costa Rica.

2 comentários:

Anónimo disse...

DEPOIS DO IRAO AGORA AS HONDURAS A CIA CONTINUA A TRABALHAR EM FORÇA ESTILO ERA REAGAN ESTA AKI A MUDANÇA DE OBAMA PENSAVAM K TUDO TINHA ACABADO K A QUEDA DO MURO ENQUANTO VCS OPRIMIREM E ROUBAREM NOS NUNCA IREMOS ACABAR
A LUTA CONTINUA:EM PORTUGAL NAS HONDURAS NA BOLIVIA EM QUALQUER LUGAR ONDE VCS NOS QUEIRAM IMPOR A VOSSA «LIBERDADE???» NEM UM PASSO ATRAS!!!

Nelson Ricardo disse...

Incrível...não são capazes de deixar um povo que seja em paz, tudo o que chateie os senhores do mundo é de imediato esmagado e posto de lado. Mais "revolução" colorida, menos "revolução" colorida, mais golpe de estado, menos golpe de estado, os povos irão apresentar contas às democraCIAs e às elites que elas criam.