quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cinco lutas. Cinco filmes.

Para quem não pode viajar por estes dias, a Rádio Moscovo volta a fazer uma proposta de cinema que representa diferentes lutas de diferentes países:

1. Estado de Sítio. Filme realizado por Costa-Gavras (Grécia) sobre a luta de libertação nacional dos Tupamaros no Uruguai. Retrata bem como funciona a CIA na formação das polícias e exércitos da América Latina promovendo os assassinatos políticos e a tortura.

2. Debaixo de Fogo. Filme realizado por Roger Spottiswoode (Estados Unidos) sobre a luta de libertação nacional conduzida pela FSLN na Nicarágua em 1979. Um fotojornalista norte-americano embrenha-se no conflito e põe-se do lado dos sandinistas.

3. O que é isso, companheiro? Filme realizado por Bruno Barreto (Brasil) sobre a luta do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) na década de 60. Um comando daquela organização armada decide raptar o embaixador norte-americano para o negociar na troca com presos políticos.

4. Hunger. Filme realizado por Steve McQueen (Inglaterra) sobre a greve de fome dos presos políticos do IRA. Foca sobretudo as seis últimas semanas de vida de Bobby Sands. Em 1981, 12 militantes do Exército Republicano Irlandês morreram neste protesto.

5. Guerrilheira. Documentário realizado por Frank Piasecki Poulsen (Dinamarca) sobre a vida nas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Retrata o percurso de uma estudante que decide entrar na guerrilha e a formação política e militar que recebe.

4 comentários:

Fernando Samuel disse...

Excelente proposta!

Um abraço.

Luís Rocha disse...

Já conhecia alguns outros não, mas são todos muito interessantes.

Um abraço,
Luís Rocha

Alvaro disse...

3 filmes desconhecidos, a ver se entretanto tenho tempo para descobrir.

Quanto ao Debaixo de Fogo, é um bom filme da Revolução Sandinista, sobretudo da fase final da vitória.

A guerrilheira é um filme que deita abaixo inúmeros dogmas que acusam as FARC!

Pedro Bala disse...

sim, são todos filmes muito bons. e para os que lêem os comentários proponho ainda o missing do costa-gavras, o el salvador do oliver stone e o bread and roses do ken loach. o missing é sobre o golpe de estado no chile, o el salvador é como o nome indica sobre a guerra civil em el salvador e o bread and roses é um filme muito mas mesmo muito bom sobre a luta dos imigrantes mexicanos nos Estados Unidos contra a exploração.