terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ciclistas escoceses homenageiam luta contra o fascismo

Há 72 anos, o clube escocês de ciclismo Clarion 1895 decidiu participar nos Jogos Olímpicos dos Trabalhadores. Na altura, levantava-se o projecto desportivo que tinha como objectivo a denúncia e o combate ao fascismo. Trabalhadores de todo os países chegavam para dar corpo à iniciativa que tinha a sua cerimónia de abertura marcada para Julho de 1936. Contudo, no dia, deu-se o levantamento fascista que afogou a República Espanhola numa violenta guerra civil. E apesar de não haver condições para a celebração das Olimpíadas dos Trabalhadores, uma grande parte dos participantes decidiu ficar em Barcelona e pegar em armas contra o fascismo. Entre eles, estavam parte dos ciclistas escoceses do Clarion 1895 - uma outra regressou à Escócia para recolher fundos para a luta.

Por esse motivo, realizou-se hoje, em Barcelona, um desfile organizado pelo Clarion 1895 em homenagem aos escoceses e a todos os que combateram e tombaram na luta contra o fascismo. Os ciclistas escoceses recordaram os compatriotas que organizaram uma viagem por Inglaterra e França para chegar a Barcelona com 300 libras que destinaram às mulheres e crianças vitimas da guerra. Para além disso, lembram Ray Cox e Roy Watts que participaram nas Brigadas Internacionais, caindo em combate com 22 e 23 anos, respectivamente.

Apesar do silêncio da maioria dos governos ditos democráticos, estiveram milhares de trabalhadores de todos os países em luta contra o fascismo e por um mundo melhor. Apenas a União Soviética e o México corresponderam de forma entusiasta ao apelo da República Espanhola. Nesta guerra - e com a experiência das Brigadas Internacionais - forjou-se uma geração de combatentes que, com o apoio do Exército Vermelho, soube, anos depois, enterrar o nazi-fascismo.

Video:
Despedida às Brigadas Internacionais

Vivam as Brigadas Internacionais!
Viva o Quinto Regimento!
Viva a luta antifascista!

Sem comentários: