quarta-feira, 1 de julho de 2009

PCP condena golpe de Estado nas Honduras

Sobre o golpe de estado nas Honduras

O PCP condena firmemente o golpe de estado consumado nas Honduras no domingo, 28 de Junho, visando impedir a livre expressão política do povo hondurenho e liquidar o processo democrático em curso no país. Expressa a sua solidariedade com a resistência e a crescente mobilização dos trabalhadores, das massas populares e das forças democráticas e progressistas hondurenhas pelo imediato restabelecimento da legalidade democrática naquele país da América Central.

Do mesmo modo, o PCP expressa o mais profundo repúdio e inquietação perante as medidas de repressão empregues contra o movimento popular que se manifesta nas ruas e a instauração pelo poder golpista de um regime de bloqueio informativo e cerceamento das liberdades, que trazem à memória um negro passado recente de golpes militares fascistas nas Honduras e na América Central e Latina em geral.

O PCP, valorizando a generalizada condenação internacional do golpe e as vastas acções de solidariedade com o povo hondurenho, muito especialmente por parte das forças revolucionárias e progressistas latino-americanas, alerta para eventuais manobras que, a coberto da condenação formal do golpe de Estado que afastou o presidente das Honduras, Manuel Zelaya, pretendam na realidade legitimar os objectivos deste acto anti-constitucional perpetrado pela oligarquia e as forças mais retrógradas hondurenhas, dando continuidade às tentativas do imperialismo para travar e fazer reverter os processos de emancipação e cooperação entre os povos que hoje se afirmam na América Latina e Caraíbas.

01.7.2009

O Gabinete de Imprensa do PCP

5 comentários:

Fernando Samuel disse...

O alerta final é fundamental.

Um abraço.

André disse...

Vou deixar aqui uma serie de sites onde se pode ir conhecendo a situação nas Honduras. Tb já apanhei uma noticia pouco credível num dos jornais da oligarquia.

Rádio Mundial (Venezuela)
http://www.radiomundial.com.ve/yvke/

El Heraldo - Um dos jornais da oligarquia hondurenha
www.elheraldo.hn

o resto já está na Rádio Moscovo - Telesur e o Vermelho

André disse...

Segundo fontes do Partido de Unifícacion Democrática de Honduras, que participa no Foro de São Paulo, foi agredida brutalmente a companheira de Cesar Ham, presidente deste partido e candidato presidencial.

Segundo a "Rádio Es Lo de Menos", o também Cesar Ham, deputado do Congresso das Honduras teria sido assassinado (sem confirmação).

André disse...

ÚLTIMA HORA


SE DECLARA ESTADO DE SITIO EN HONDURAS!!!
A LA COMUNIDAD INTERNACIONAL!!!
SE DECRETA ESTADO DE SITIO EN HONDURAS

EL PUEBLO DE HONDURAS SE ENCUENTRA EN PELIGRO, SOLICITAMOS A LOS PUEBLOS DEL MUNDO MANIFESTARSE FRENTE A LAS EMBAJADAS DE HONDURAS PARA QUE CESE DE INMEDIATO LA REPRESION DEL GOBIERNO GOLPISTA EN CONTRA DEL PUEBLO HONDUREÑO, URGE MANIFESTARSE DE TODAS LAS FORMAS POSIBLES, POR CORREO, POR TELEFONO, PRESENTANDOSE FISICAMENTE EN LAS EMBAJADAS Y CONSULADOS DE HONDURAS.

joaquim d'odemira disse...

Toda solidariedade mundial para com o povo hondurenho, não somente com o presidente Manuel Zelaya, é também com todo o Povo hondurenho, para que as suas conquistas e os seus avanços históricos não sejam mais violados pelo uso da força bruta do fascismo nas Honduras que inclusivé já decretaram o fim de todas as liberdades constitucionais.É preciso dizer a ALTO E BOM SOM: FASCISMO NUNCA MAIS!